Imagens históricas em IA generativa, crise ontológica e cinismo político
questões preliminares
DOI:
https://doi.org/10.30962/e-comps.3243Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Desinformação, CinismoResumo
O artigo aborda o uso da inteligência artificial generativa para criar imagens com base em arquivos históricos, tendo como problema central a crise ontológica que fragiliza distinções tais como verdadeiro/falso, original/cópia. O objetivo é investigar como essa crise se articula a formas contemporâneas de produção de imagens e ao cinismo político. A metodologia envolve análise crítica de matérias jornalísticas, documentários e vídeos em redes sociais, com base em reflexões filosóficas de autores diversos. Concluindo, ressalta-se que a combinação entre IA e desinformação tende a minar vínculos entre imagem e mundo efetivo, implicando o esgarçamento da memória coletiva e do debate público.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Carlos Helí. É tudo verdade (e um pouco de IA). Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 16 dez. 2024. (Segundo Caderno).
ARENDT, Hannah. Truth and Politics. In: ARENDT, H. Between past and future. Londres: Penguin Books, 2006. p. 223-259.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BERGSON, Henri. Oeuvres: édition du Centenaire. Paris: P.U.F, 2001.
CASSIN, Barbara. O efeito sofístico. São Paulo: Ed. 34, 2005.
CHURCHILL EM GUERRA. Direção de Malcolm Venville. Produção executiva de Ron Howard, Brian Grazer, Sara Bernstein e Justin Wilkes. Estados Unidos: Netflix, 2024. 4 episódios de aproximadamente 60 minutos. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81609374. Acesso em: 30 mar. 2025.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus, 2005.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. São Paulo: N-1, 2018.
DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
FERRAZ, Maria Cristina Franco. Nietzsche, o bufão dos deuses. São Paulo: n-1, 2017.
FERRAZ, Maria Cristina Franco; SAINT CLAIR, Ericson. Para além de Black Mirror: estilhaços distópicos do presente. São Paulo: n-1, 2021.
FOUCAULT, Michel. Le courage de la vérité: le gouvernement de soi et des autres II. Paris: Gallimard, EHESS, Seuil, 2023.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade, v.1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1976.
FOUCAULT, Michel. “Modificações”. In: História da Sexualidade, v.2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
FOUCAULT, Michel. “O que é um autor”. In: Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298.
FRANCO, Bernardo Mello. A Riviera de Netanyahu. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, p. 3, 25 jul. 2025.
FREUD, Sigmund. O infamiliar. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
HARAWAY, Donna J. Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham; London: Duke University Press, 2016.
KOGUT, Patrícia. Inteligência artificial ajuda ótimo documentário. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, p. 3, 12 dez. 2024.
LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do Fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará (Coleção Conexões, 19), 2003.
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
LODGE, Guy. ‘About a Hero’ Review: An AI-Assisted Docu-Mystery That Won’t Give Werner Herzog Any Sleepless Nights. Variety, Online, 17 nov. 2024.
Disponível em: https://variety.com/2024/film/reviews/about-a-hero-review-1236212144/. Acesso em: 30 mar. 2025.
MANOVICH, L.; ARIELLI, E. Imagens IA e mídias generativas: notas sobre a revolução em curso. Revista Eco-Pós, v. 26, n. 2, p. 16-39, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28175. Acesso em: 16 mar. 2024.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: Como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
ROCHA, João Cezar de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. Rio de Janeiro: Caminhos, 2021.
STENGERS, Isabelle; DESPRET, Vinciane. Les faiseuses d'histoires: que font les femmes à la pensée? Paris: La Découverte, 2011.
STRIP IN TRIP, not for sale, not for exile. YouTube, 28 fev. 2025a, 1 min e 50 seg.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2qFQ0VsgaW0. Acesso em: 30 jul. 2025.
VÍDEO DE TRUMP sobre empreendimentos de luxo em Gaza causa polêmica. YouTube, 26 fev. 2025b, 33 seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fl40i5w9f0c. Acesso em: 29 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Cristina Franco Ferraz, Ericson Saint Clair

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
