Discalculia, desfoque, cromofobia e narcisismo

padrões da branquitude em agências de publicidade brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3091

Palavras-chave:

Branquitude, Publicidade, Agência, Racismo

Resumo

Este trabalho visa mapear padrões de normatização da branquitude publicitária, reconhecendo o seu enraizamento nas rotinas produtivas das agências e a reverberação nos discursos publicitários postos em circulação. A partir de visitas a agências e entrevistas com publicitários brancos e negros das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Belém, foi possível identificar quatro padrões de comportamento associados à branquitude no mercado publicitário: discalculia branca; desfoque racial; cromofobia branca; e narcisismo branco. Espera-se contribuir para o campo do debate racial no Brasil e suas implicações para a conjuntura comunicacional da contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Fernanda Carrera, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa – Nível 2 – CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ. Líder do LIDD – Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (CNPq/UFRJ).

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Publicado

03-09-2024

Como Citar

Carrera, F. (2024). Discalculia, desfoque, cromofobia e narcisismo: padrões da branquitude em agências de publicidade brasileiras. E-Compós, 27. https://doi.org/10.30962/ecomps.3091

Edição

Seção

Artigos Originais