Credibilidade da mídia
uma escala psicométrica de atitude da audiência frente aos meios de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.30962/ecomps.3072Palavras-chave:
Audiência, Atitude, Confiança, Jornalismo, Psicologia SocialResumo
Considerando contextos de vulnerabilidade da imprensa, este estudo verificou a atitude da audiência por meio da Escala de Credibilidade da Mídia (ECM). O instrumento mensura o grau de credibilidade atribuído pelos indivíduos a meios de comunicação. Dados de 715 pessoas foram coletados por meio de questionário on-line contendo questões sobre ceticismo e a ECM. Correlações negativas foram encontradas entre ECM e idade e orientação política; e testes t de Student mostraram médias maiores na ECM em pessoas que acreditam que a mídia ajuda a sociedade a resolver problemas. As evidências de validade da ECM estabelecem uma rede nomológica que suporta sua adequação ao contexto brasileiro.
Downloads
Referências
ADONI, H.; COHEN, A. A.; MANE, S. Social Reality and Television News: Perceptual Dimensions of Social Conflicts in Selected Life Areas. Journal of Broadcasting & Electronic Media, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 33-49, 1984.
AJZEN, I.; FISHBEIN, M. Attitudes and the Attitude-Behavior Relation: Reasoned and Automatic Processes. European Review of Social Psychology, on-line, v. 11, n. 1, p. 1-33, 2000.
ALLEN, M. S.; ILIESCU, D.; GREIFF, S. Single Item Measures in Psychological Science: a Call to Action [Editorial]. European Journal of Psychological Assessment, on-line, v. 38, n. 1, p. 1-5, 2022.
AQUINO, S.; VIEIRA, L. Bem-estar e consumo de notícias durante a pandemia de COVID-19. Revista Fontes Documentais, on-line, v. 3, Edição Especial, p. 165-174, 2020.
ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Relatório Monitoramento de ataques a jornalistas no Brasil. São Paulo: ABRAJI, 2021. Disponível em: <https://abraji.org.br/publicacoes/relatorio-monitoramento-de-ataques-a-jornalistas-no-brasil> Acesso em: 18 maio 2024.
BELDA, F. R.; SANTOS G. S. A concepção e a percepção da credibilidade no jornalismo. Anagrama, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-16, 2017.
BENTELE, G.; SEIDENGLANZ, R. Trust and Credibility: Prerequisites for Communication Management. In: ZERFASS, A.; RULER, B.; SRIRAMESH, K. (Eds.). Public Relations Research: European and International Perspectives and Innovations. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften; GWV Fachverlage GmbH, 2008. p. 49-62.
BOCZKOWSKI, P.; MICHELSTEIN, E. The Digital Environment: how We Live, Learn, Work, and Play Now. Cambridge, MA: MIT Press, 2021.
BRENAN, M. Americans’ Trust in Media Remains at Trend Low. Gallup News, on-line, 14 out. 2024. Disponível em: <https://news.gallup.com/poll/651977/americans-trust-media-remains-trend-low.aspx>. Acesso em: 17 maio 2025.
CAPELLA, J. N.; JAMIESON, K. H. Spiral of Cynicism: the Press and the Public Good. [S.l.]: Oxford University Press, 1997.
CARR, D. J.; BARNIDGE, M.; LEE, B. G.; TSANG, S. J. Cynics and Skeptics: Evaluating the Credibility of Mainstream and Citizen Journalism. Journalism & Mass Communication Quarterly, on-line, v. 91, n. 3, p. 452-470, 2014.
CHOI, W.; STVILIA, B. Web Credibility Assessment: Conceptualization, Operationalization, Variability, and Models. Journal of the Association for Information Science and Technology, on-line, v. 66, n. 12, p. 2399-2414, 2015.
CORTINA, J. M. What is Coefficient Alpha? An Examination of Theory and Applications. Journal of Applied Psychology, on-line, v. 78, n. 1, p. 98-104, 1993.
DAHLGREN, P. Media and Political Engagement. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
EASTIN, M. S. Credibility Assessments of Online Health Information: the Effects of Source Expertise and Knowledge of Content. Journal of Computer-Mediated Communication, on-line, v. 6, n. 4, [s.p.], jul. 2001.
FARID, A. S. Changing the Paradigm of Traditional Journalism to Digital Journalism: Impact on Professionalism and Journalism Credibility. Journal International Dakwah and Communication, on-line, v. 3, n. 1, p. 22-32, 2023.
FAWZI, N.; STEINDL, N.; OBERMAIER, M.; PROCHAZKA, F.; ARLT, D.; BLÖBAUM, B.; DOHLE, M.; ENGELKE, K.; HANITZSCH, T.; JACKOB, N.; JAKOBS, I.; KLAWIER, T.; POST, S.; REINEMANN, C.; SCHWEIGER, W.; ZIEGELE, M. Concepts, Causes and Consequences of Trust in News Media: a Literature Review and Framework. Annals of the International Communication Association, on-line, v. 45, n. 2, p. 154-174, 2021.
GAZIANO, C.; MACGRATH, K. Measuring the Concept of Credibility. Journalism Quarterly, on-line, v. 63, n. 3, p. 451-462, 1986.
GEORGE, D.; MALLERY, P. SPSS for Windows Step by Step: a Simple Guide and Reference, 11.0 Update (4th ed.). Boston: Allyn & Bacon, 2003.
HANITZCH, T.; VAN DALEN, A.; STEINDL, N. Caught in the Nexus: a Comparative and Longitudinal Analysis of Public Trust in the Press. The International Journal of Press/Politics, on-line, v. 23, n. 1, p. 3-23, 2018.
HAYES, A. S.; SINGER, J. B.; CEPPOS, J. Shifting Roles, Enduring Values: the Credible Journalist in a Digital Age. Journal of Mass Media Ethics, on-line, v. 22, n. 4, p. 262-279, 2007.
HENKE, J.; LEISSNER, L.; MOHRING, W. How can Journalists Promote News Credibility? Effects of Evidences on Trust and Credibility. Journalism Practice, on-line, v. 14, n. 3, p. 299-318, 2019.
HILLIGOSS, B.; RIEH, S. Y. Developing a Unifying Framework of Credibility Assessment: Concept, Heuristics, and Interaction in Context. Information Processing and Management, on-line, v. 44, n. 4, p. 1467-1484, 2008.
JOHNSON, T. J.; KAYE, B. K. Cruising is Believing?: Comparing Internet and Traditional Sources on Media Credibility Measures. Journalism & Mass Communication Quarterly, on-line, v. 75, n. 2, p. 325-340, 1998.
KOLISKA, M. Trust and Journalistic Transparency Online, Journalism Studies, on-line, v. 23, n. 12, p. 1488-1509, 2022.
LEWIS, S. C. Lack of Trust in the News Media, Institutional Weakness, and Relational Journalism as a Potential Way Forward. Journalism, on-line, v. 20, n. 1, p. 44-47, 2019.
LISBOA, S.; BENETTI, M. O jornalismo como crença verdadeira justificada. Brazilian Journalism Research, on-line, v. 11, n. 2, p. 10-29, 2015.
LISBOA, S.; BENETTI, M. Credibilidade no jornalismo: uma nova abordagem. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 14, n. 1, p. 51-62, 2017.
MCGRATH, K.; GAZIANO, C. Dimensions of Media Credibility: Highlights of the 1985 ASNE Survey. Newspaper Research Journal, on-line, v. 7, n. 2, [s.p.], 1986.
MELICAN, D. B.; DIXON, T. L. News on the Net: Credibility, Selective Exposure, and Racial Prejudice. Communication Research, on-line, v. 35, n. 2, p. 151-168, 2008.
MEYER, B. P. Defining and Measuring Credibility of Newspapers: Developing an Index. Journalism Quarterly, on-line, v. 65, p. 567-588, 1988.
NEIVA, E. R.; MAURO, T. G. Atitudes e mudanças de atitudes. In: TORRES, C.V.; NEIVA, E. R. (Orgs.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 171-175.
PASQUALI, L. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, Edição Especial, p. 992-999, 2009.
REGINATO, G. As finalidades do jornalismo. Florianópolis: Editora Insular, 2019.
RUBIN, R. B. Communication Research Measures II: a Sourcebook. Routledge, 2009.
SALAVERRÍA, R. Digital Journalism: 25 Years of Research. El Professional de la Información, Granada [on-line], v. 28, n. 1, p. 1-25, 2019.
SARTORI, G. Homo Videns: La Sociedad Teledirigida. Editora Taurus, 2012.
SCHUDSON, M. What Does “Trust in the Media” Mean?. Daedalus, on-line, v. 151, n. 4, p. 144-160, 2022.
SCHUDSON, M.; ANDERSON, C. Objectivity, Professionalism, and Truth Seeking in Journalism. In: WAHL-JORGENSEN, K.; HANITZCH, T. (Eds.). The Handbook of Journalism Studies, Routledge, 2019. p. 108-121.
SLATER, M. D.; ROUNER, D. How Message Evaluation and Source Attributes May Influence Credibility Assessment and Belief Change. Journalism & Mass Communication Quarterly, [S.l.], v. 73, n. 4, p. 974-991, 1996.
STRÖMBÄCK, J.; TSFATI, Y.; BOOMGAARDEN, H.; DAMSTRA, A.; LINDGREN, E.; VILEGENTHART, R.; LINDHOLM, T. News Media Trust and Its Impact on Media Use: Toward a Framework for Future Research. Annals of the International Communication Association, on-line, v. 44, n. 2, p. 139-156, 2020.
TSFATI, Y. Media Skepticism and Climate of Opinion Perception. International Journal of Public Opinion Research, on-line, v. 15, n. 1, p. 65-82, 2003.
TSFATI, Y.; CAPELLA, J. N. Do People Watch what They do Not Trust? Exploring the Association between News Media Skepticism and Exposure. Communication Research, [S.l.], v. 30, n. 5, p. 504-529, 2003.
TSFATI, Y.; COHEN, J. The Influence of Presumed Media Influence on Democratic Legitimacy: the Case of Gaza Settlers. Communication Research, on-line, v. 32, n. 6, p. 794-821, 2005.
TSFATI, Y.; COHEN, J. Perceptions of Media and Media Effects: the Third Person Effect, Trust in Media and Hostile Media Perceptions. In: ROSSLER, P. (Ed.). The International Encyclopedia of Media Studies: Media Effects/Media Psychology. New York: Wiley-Blackwell Publishing Ltd, 2013. p. 128-146.
VAN DALEN, A. Journalism, Trust, and Credibility. In: WAHL-JORGENSEN, K.; HANITZCH, T. (Eds.). The Handbook of Journalism Studies. New York: Routledge, 2019. p. 356-371.
VIEIRA, L.; AQUINO, S. Audience Perceptions of News Media on the Covid-19 Pandemic: Relations Among Media Credibility, Subjective Well-Being and Fear of Missing Out. Brazilian Journalism Research, on-line, v. 18, n. 1, p. 36-63, 2022.
WEST, M. D. Validating a Scale for the Measurement of Credibility: a Covariance Structure Modeling Approach. Journalism Quarterly, [S.l.], v. 71, n. 1, p. 159-168, 1994.
ZELIZER, B. Why Journalism is about More than Digital Technology. Digital Journalism, on-line, v. 7, n. 3, p. 343-350, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lívia Vieira, Sibele Aquino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
