Vestígios queer na biografia e na filmografia de Alberto Cavalcanti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2813

Palavras-chave:

Alberto Cavalcanti, Estudos queer, Cinema queer

Resumo

Trata-se de um estudo inicial sobre os vestígios queer na biografia e na filmografia de Alberto Cavalcanti, um cineasta brasileiro que construiu carreira entre a França e a Inglaterra, onde participou dos principais movimentos de vanguarda da primeira metade do século XX. Nos estudos até então existentes, sua homossexualidade é amplamente informada, porém, nunca estudada. O objetivo é, portanto, analisar os resíduos homoeróticos na biografia desse cineasta moderno e cosmopolita, bem como estudar o teor homoerótico de seu curta-metragem Coalface (1935). A metodologia faz uso ensaístico de uma triangulação entre leitura de textos biográficos, exame de literatura científica e produção de análise fílmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dieison Marconi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e pesquisador em regime de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Referências

ABEL, R. French Cinema: the First Wave, 1915-1929. Princeton: Princeton University Press, 1984

AITKEN, I. The Documentary Film Movement, An Anthology. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1998.

______. Biographies: Alberto Cavalcanti. Londres: BFI, 2008. (The GPO Film Unit Collection.)

BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

BARTZ, C. D. Coalface, um filme de Alberto Cavalcanti. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana, Faculdade de Filosofia, Letras Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

BENSHOFF, H.; GRIFFIN, S. Queer Images: a History of Gay and Lesbian Film in America. Oxford: Rowman & Littlefield Publishers, 2006.

BOYLE, C. An Ethical Queer Cinema? Hypervisibility and the Alienated Gay Gaze in Ducastel and Martineau’s Ma vraie vie à Rouen. Modern & Contemporary France, v. 20, n. 1, p. 53-69, 2012.

BRYANT, M. Auden and Documentary in the 30’s. Londres: University of Virginia Press, 1997.

DRUKMAN, S. A Queer Romance. Londres: Routledge, 1995.

CALDIERI, S. Alberto Cavalcanti: o cineasta do mundo. São Paulo: Teatral, 2005.

CANUTO, R. E. Alberto Cavalcanti: homem cinema. 2018. 281 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

CLUM, J. Still Acting Gay: Male Homosexuality in Modern Drama. Nova York: Columbia University Press, 1992.

COURI, N. O Estrangeiro: Alberto Cavalcanti e a Ficção do Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

DOTY, A. Making Things Perfectly Queer: Interpreting Mass Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993.

DYER, R. The Culture of Queers. Londres: Routledge, 2002.

GALVÃO, M. R. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

GHALI, N. L’Avant-Garde Cinématographique en France dans les Années Vingt. Paris: Editions Paris Expérimental, 1995.

GOKCEN, S. Transparence Me I Want To Be Visible: Gay Gaze in Tom Ford’s film A Single Man. Cinej Cinema Journal, v. 1, n. 2, p. 86-91, 2012.

HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, [S. l.], n. 5, p. 7-41, [1995] 2009.

LACERDA JÚNIOR, L. F. B. Cinema gay: políticas de representação e além. 2015. 187 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

LIMA, C. N. Alberto Cavalcanti e César Guerra Peixe: contribuições Sonoras para o cinema brasileiro. 2012. 359 f. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.

MARCONI, D. Ensaios sobre autoria queer no cinema brasileiro contemporâneo. Belo Horizonte: UFMG, 2021. (Selo PPGCOM-UFMG.)

MORENO, N. A máscara alegre: contribuições da cena gay para o teatro brasileiro. Sala Preta, [S. l.], v. 2, p. 310-317, 2002.

MULVEY, L. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, I. (Org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal; Embrafilme, [1975] 1983. p. 437-453.

MURPHY, R. Realism and Tinsel: Cinema and Society in Britain, 1939-1949. Nova York: Routledge, 1989.

NAZÁRIO, L. O cinema errante. São Paulo: Perspectiva, 2013.

PELLIZARI, L.; VALENTINETTI, C. Alberto Cavalcanti. São Paulo: Instituto Lina Bo Bardi, 1995.

PENTEADO, Y. Tudo em cor-de-rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, n. 20, v. 2, p. 71-99, jul.-dez. 1995.

WAUGH, T. A Fag-Spotter’s Guide to Eisenstein. In: The Fruit Machine: Twenty Years of Writings on Queer Cinema. Nova York: Duke University Press, 2000. p. 59-68.

Downloads

Publicado

13-11-2023

Como Citar

Marconi, D. (2023). Vestígios queer na biografia e na filmografia de Alberto Cavalcanti. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2813

Edição

Seção

Artigos Originais