Engano, desconfiança e dramatização

contradições entre recomendações e práticas no combate à desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2174

Palavras-chave:

Notícias falsas, Educomunicação, Jornalismo

Resumo

Para combater a disseminação de notícias falsas, veículos de comunicação passam a adotar parte dos pressupostos do letramento midiático em campanhas didáticas no incentivo ao consumo de fontes de informação mais criteriosas. Este estudo analisa a campanha “Fake news: não faça parte dessa mentira”, promovida pela Rede Globo em 2019. O artigo avalia como as ferramentas próprias da tradição crítica (presente nas práticas de educomunicação) são apropriadas e de que forma o conteúdo das recomendações apresentadas na campanha didática da Globo ecoam ou entram em conflito com o formato adotado pela emissora para educar seu público e, indiretamente, destacar-se como fonte de informação legitimada.

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Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universidade do Minho (Braga/Portugal, Capes). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom/Umesp), São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

13-10-2021

Como Citar

Paganotti, I. (2021). Engano, desconfiança e dramatização: contradições entre recomendações e práticas no combate à desinformação. E-Compós, 24. https://doi.org/10.30962/ec.2174

Edição

Seção

Artigos Originais