Fábulas sem olhos:
os roteiros não filmados na historiografia do cinema brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.2102Palavras-chave:
Cinema Brasileiro. Historiografia. Roteiros não filmadosResumo
O ensaio propõe uma revisão historiográfica do cinema brasileiro a partir dos roteiros não filmados. Seguindo uma análise de roteiros não filmados de Mário Peixoto, Vítor Lima Barreto e Joaquim Pedro de Andrade sugere-se captar estilos, projetos e intenções estéticas que anunciaram aspectos históricos não consolidados nos ciclos cinematográficos compreendidos por esses diretores. Os roteiros não filmados são analisados a partir de uma metodologia de uma arqueologia especulativa. Seja no cinema dos anos vinte, no projeto da Vera Cruz ou ainda nas relações entre o Cinema Novo e a Embrafilme, esse conjunto de roteiros revela imaginários estéticos potentes que nos permitem vislumbrar aspectos contracíclicos dos períodos cinematográficos que dialogaram e prenunciaram.
Downloads
Referências
ANDRADE, Joaquim Pedro: O Imponderável Bento Contra o Crioulo Voador. São Paulo: Marco Zero, 1990.
: Casa-Grande, Senzala & Cia: Roteiro e Diário. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.
: Vida Mansa. São Paulo: Arquivo Cinemateca Brasileira, 1980.
BERNARDET, Jean-Claude: Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro. São Paulo: Annablume, 2004.
CALIL, Carlos Augusto: Posfácio. IN: ANDRADE, Joaquim Pedro: O Imponderável Bento Contra o Crioulo Voador. São Paulo: Todavia, 2018.
CAVALCANTI, Alberto: Relatório Geral sobre o Cinema Brasileiro. São Paulo: Arquivo da Cinemateca Brasileira, 1951.
GALVAO, Maria Rita: Burguesia e Cinema:o caso Vera Cruz. Civilização Brasileira, São Paulo, 1981
GONCALO, Pablo: Uma Arqueologia especulativa: os roteiros não filmados de Mário Peixoto. Compós, 2018.
HARMAN: Graham: Speculative Realism: an Introduction. Cambridge: Polity Press, 2018.
HEFFNER, Hernani: Contribuição a uma história do roteiro. Catálogo da Mostra Leopoldo Serran, Rio de Janeiro, 2012, pgs 11 – 43
MATTOS, Carlos Alberto: Walter Lima Jr: Viver Cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002
MEILLASSOUX, Quentin: Après la Finitude: Essais sur la nécessité de la contingence. Paris: Seuil Éditions, 2012.
PEIXOTO, Mário: A Alma Segundo Salustre. Rio de Janeiro: Embrafilme, 1983
O Sono sobre a Areia. Arquivo Mário Peixoto, Rio de Janeiro, 1931.
PESSOA, Ana: Carmen Santos: o cinema dos anos 20. Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2002
PRICE, Steven: Screenplay: authorship, theory and criticism. London: Palgrave Macmilian, 2003.
ROCHA, Glauber: Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2002
ROCHA MELLO, Luis Roberto: “Estouro na Praça”: Alinor Azevedo, Alex Viany e a Comédia Musical Carioca. São Paulo: Caligrama, V. 1, 2005.
SALLES GOMES, Paulo Emílio: Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Paz e Terra, São Paulo, 1996
SOUZA, Carlos Roberto: Nossa Aventura nas Telas. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1998
XAVIER, Ismail: Sertão Mar:Glauber Rocha e a Estética da Fome. São Paulo: Cosac &Naify, 2007
WHITEHEAD, Alfred N.: Process and Reality: an Essay in Cosmology. New York: Free Press, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.