Nordestino e cidadania:
cidade do afeto e a reversão da barbárie carioca
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.2026Palavras-chave:
Nordestino, Cidade, CidadaniaResumo
O presente artigo objetiva discutir e analisar o lugar do migrante nordestino na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Tomamos por base a pesquisa bibliográfi ca, na qual revisitamos conceitos teóricos para avaliar suas aplicações e articulações entre si. Os resultados da pesquisa demonstram a urgência em reexaminar o fenômeno da cidadania para recuperar na contemporaneidade o seu sentido político e afetivo, de modo a concretizar a participação cidadã ativa dos migrantes nordestinos na urbe carioca. Nesse contexto, como pesquisadoras da comunicação, optamos pela redescrição do que já foi produzido cientifi camente em diversas áreas do conhecimento como de fundamental importância, impulsionando o amadurecimento, os avanços e as novas descobertas no campo comunicacional.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes 1997.
BRUM, Eliane. Jair Bolsonaro: o homem mediano assume o poder. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/02/opinion/1546450311_448043.html. Acesso em 20 jan. 2019.
CASTRO, Josué de. Geografia da fome. (O dilema brasileiro: pão ou aço). 10.ª Edição revista. Antares. Rio de Janeiro.
JACQUES, Paola Berenstein; BRITTO, Fabiana Dultra. Sujeitos corporificados e corpografias urbanas: em busca de um urbanismo incorporado. In: SILVA, Catia Antonia; CAMPOS, Andrelino (Org.). Metrópoles e invisibilidades: da política às lutas de sentidos da apropriação urbana. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015. p. 141-146.
LAMBERT, J. Os dois Brasis. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
OLIVEIRA, Francisco de. A Economia Brasileira: crítica à razão dualista. Petrópolis – RJ. Editora Vozes, 1988.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista. O ornitorrinco. São Paulo: Editora Boitempo, 2003.
SASKIA, Sassen. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. Trad. Angélica Freitas. Rio de Janeiro. Editora Paz & Terra, 2016.
PAIVA, Raquel; SODRÉ, Muniz. Cidadania, mídia e direitos sociais. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Comunicação e Cidadania do XXVII Encontro Anual da Compós, Pontíficia Universidade Católica, Belo Horizonte, Minas Gerais, 06 a 09 de junho de 2018.
PAIVA, Raquel; Expressões do comum na cidade: a ocupação pela mobilidade. In: PAIVA, Raquel; TUZZO, Simone Antoniaci (Orgs.). Comunidade, mídia e cidade: possibilidades comunitárias na cidade hoje. Goiânia: Cir Gráfica, 2014. p. 57-70.
____________. Estratégias de comunicação e comunidade gerativa. In: PERUZZO, Cicilia M.K. (Org.). Vozes cidadãs: aspectos teóricos e análises de experiências de comunicação popular e sindical na América Latina. São Paulo: Angellara Editora, 2004. p. 57-74.
SENA, Custódia Selma. Interpretações dualistas do Brasil. Goiânia: Editora UFG, 2003.
SENNETT, Richard. Construir e habitar: ética para uma cidade aberta. Rio de Janeiro: Record, 2018.
_____________. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para um método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.
SOUZA SANTOS, Boaventura. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Editorial Boitempo, 2007.
YAMAMOTO, Eduardo Yuji. Pensar a cidadania a partir da comunicação. Intertexto, Porto Alegre, n. 41, p. 196-212, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.