Circulação e construção de circuitos: a dinâmica do rádio

Autores

  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Maicon Elias Kroth Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1934

Palavras-chave:

Circulação. Circuitos. Rádio. Midiatização.

Resumo

Analisa-se o modo como se estruturam fluxos comunicacionais dinamizados pela ação dos sujeitos participantes da sociedade em midiatização e que são capturados pelo programa Timeline, da rádio Gaúcha, de Porto Alegre, RS. A partir da realização de entrevistas, audições e observação de perfis de jornalistas e do programa no Facebook, descreve-se circuitos interacionais, detalha-se o funcionamento e mostra-se a reconfiguração do dispositivo radiofônico. A análise dos fluxos comunicacionais denota a constituição de uma arquitetura de circuitos complexos nos quais a circulação emerge e reestrutura práticas não só do rádio, mas também da própria sociedade em midiatização.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista e Mestre pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação e docente do Programa de Pós- Graduação em Comunicação Universidade Federal de Santa Maria.

Maicon Elias Kroth, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Jornalista pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BRAGA, J. L. Circuitos de Comunicação. In: BRAGA, José Luiz; CALAZANS, Regina; RABELO, Leon et al. Matrizes Interacionais - A comunicação constrói a Sociedade. Campina Grande: EDUEPB, 2017.
______Circuitos versus campos sociais. In: JÚNIOR, J. J; MATOS, M. A; JACKS, N. (Orgs.). Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012.
______. Comunicação, disciplina indiciária. Matrizes (USP. Impresso), v. 1, n, 2, p. 73-88, abr. 2008. Disponível em: www.matrizes.usp.br/ojs/index.php/matrizes/article/download/46/28. Consulta em mar. de 2016.
FAUSTO NETO, A. Da convergência/divergência à interpenetração. In: MIÉGE, Bernard et al. Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo. 1. ed. Santa Maria: FACOS UFSM, 2016.
______. Mediação, midiatização: conceitos entre trajetórias, biografias e geografias. In: FERREIRA et al. Entre O Que Se Diz E O Que Se Pensa: Onde Está A Midiatização? Santa Maria: FACOS-UFSM, 2018. P.63-99.
______. As bordas da circulação... Rio de Janeiro, Puc Rio. Revista ALCEU - v. 10 - n.20 - p. 55 a 69 - jan./jun. 2010. Disponível em:http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu20_Neto.pdf Consulta em dez. de 2018.
GARCÍA AVILÉS, J. A.; SALAVERRÍA, R.; MASIP, P. Convergenciaperiodísticaenlosmedios de comunicación. Propuesta de definición conceptual y operativa. Anais… I Congreso de laAsociaciónEspañola de Investigadores enComunicación, Santiago de Compostela, 2008.
GIL. Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES. P. G. Dos meios à midiatização: um conceito em evolução. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2017.
FERNÁNDEZ. J. L. Acedios a la radio. In: SCOLARI, Carlos. (Org). El fin de los médios masivos: elcomienzodel debate. Buenos Aires: La Crujia, 2009.
VERÓN, E. Esquema para el análisis de la mediatización. Revista Diálogos de la Comunicación, n.48, Lima: Felafacs, 1997.
______. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.
______. La Semiosis Social 2: Ideas, momentos, interpretantes. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Paidós, 2013.

Downloads

Publicado

08-04-2020

Como Citar

Borelli, V., & Kroth, M. E. (2020). Circulação e construção de circuitos: a dinâmica do rádio. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.1934

Edição

Seção

Artigos Originais