Nevermind...What?

Memória, nostalgia e os tensionamentos possíveis entre o punk e o museu na exposição “Nirvana: Taking Punk To The Masses”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.1849

Palavras-chave:

Memória. Museu. Punk

Resumo

Neste artigo analisamos – através do exemplo da exposição Nirvana: Taking Punk To The Masses, realizada em 2017 no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro – a corrente dos heritage studies, nomeadamente as questões relativas à institucionalização, patrimonialização e museificação da música popular. Discute-se de que modo gêneros e bandas musicais, como o punk ou o grunge, são apropriados e sofrem o processo de musealização. Questiona-se como as ênfases preservacionista e nostálgica se coadunam com a posição crítica e o ethos transformador desses gêneros musicais. Como resultado, sublinhamos a possibilidade de a exposição denotar uma possível tensão entre a passagem de gêneros underground para as formas de patrimônio cultural mainstream.

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Biografia do Autor

Thiago Pereira Alberto, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estéticas e Tecnologias da Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa LabCult da UFF. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista Capes.

Paula Guerra, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Doutora em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto – UP, Porto, Portugal. Professora no Departamento de Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pesquisadora no Instituto de Sociologia da mesma universidade. Pesquisadora Associada do Centro de Estudos de Geografia e do Ordenamento do Território e do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.

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Publicado

17-01-2020

Como Citar

Alberto, T. P., & Guerra, P. (2020). Nevermind.What? Memória, nostalgia e os tensionamentos possíveis entre o punk e o museu na exposição “Nirvana: Taking Punk To The Masses”. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.1849

Edição

Seção

Artigos Originais