
Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

Partidarismo e ficções  
jornalísticas: a imprensa na  
eleição presidencial de 2010

Jakson Ferreira de Alencar

Resumo
O artigo descreve e analisa a cobertura do jornal 

Folha de S. Paulo, em associação com outros 

órgãos de mídia brasileira, na eleição presidencial 

de 2010. Embora se declare como neutro, objetivo 

e pluralista, o jornal fez uma evidente, mesmo que 

não assumida, opção partidária na eleição contra a 

candidata Dilma Rousseff e a favor de José Serra. 

Isso aparece na cobertura e nas linhas editoriais 

subjacentes. A metodologia combina revisão 

bibliográfica e pesquisa de campo, embasando-se, 

sobretudo, na teoria sobre a narração dos fatos de 

Muniz Sodré (2009).

Palavras-chave

Imprensa. Eleição 2010. Partidarismo.  

Folha de S. Paulo. Narração dos fatos.

1 Introdução

Apesar do discurso em torno da imparcialidade, 

objetividade e pluralidade feito pela imprensa, de 

modo particular pelo jornal aqui abordado como 

representativo da forma de atuação da imprensa 

tradicional na eleição de 2010, as críticas à 

cobertura jornalística na última eleição presidencial 

foram constantes. A Folha de S. Paulo afirmava 

que tais críticas seriam desrespeito à liberdade de 

imprensa ou apenas manifestações partidárias. 

Entretanto, tais questionamentos partiram 

não apenas de políticos, mas de vários setores 

da sociedade interessados na consolidação da 

democracia, de suas instituições, e na qualificação 

da imprensa. A Folha, como veremos, tinha uma 

opção partidária definida e agia em favor de uma 

candidatura, usando de métodos que, muitas 

vezes, ao mesmo tempo em que enalteciam 

princípios éticos e o próprio Manual da Redação, 

simplesmente os desconsideravam. A opção 

partidária da imprensa não se restringia a esse 

jornal, foi quase unânime na imprensa tradicional 

do país, com poucas exceções, o que comprometeu 

em muito a qualidade das informações jornalísticas. 

Jakson Ferreira de Alencar  
jfalencar@yahoo.com.br
Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade 
Católica de São Paulo (PUC-SP).

1/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

2/16

A forte tendência partidária em considerável parte 

da imprensa do país fez o noticiário deixar de ser 

informação e tornar-se expressões do chamado 

wishfull think (expressão de desejos), chegando às 

raias da ficção. 

Dentre os veículos criticados por sua atuação 

durante a campanha, sobressaíram-se alguns: a 

rede Globo, a revista Veja e jornais, como Folha de 

S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Inclusive 

constatou-se, uma retroalimentação ou uma espécie 

de “coro” no agendamento de pautas políticas entre 

esses veículos. Neste artigo, por opção metodológica, 

delimitamos a abordagem, à imprensa escrita, e, 

dentro desta, ao jornal Folha de S. Paulo, por ser o 

de maior tiragem até então. De acordo com o livro 

de Beatriz Kushnir, Cães de guarda (2004), sobre 

a atuação do jornal na ditadura, a Folha pode ser 

definida como “locus privilegiado” para o estudo da 

atuação da imprensa no período. Pelo que a presente 

pesquisa levantou a respeito do jornal na campanha 

de 2010, ele pode também ser definido como locus 

privilegiado para entender a forma de atuação 

da imprensa tradicional na eleição de 2010. Este 

artigo, devido aos limites de espaço, concentra-se no 

período da campanha eleitoral que vai de três de abril 

(seis meses antes da eleição) até 25 de agosto. 

2 Objetividade, narração,  

fatos e factoides no jornalismo

Na concepção do “espírito positivo” da idade 

moderna, que marca a humanidade e suas ideias 

de cognição até hoje, fato é uma experiência 

sensível da realidade; a cada fato deve 

corresponder um dado possível, uma sensação, 

de modo que a intuição empírica torna-se a fonte 

de todo saber. Vale apenas o empiricamente 

observável. O mundo dos fatos é ligado ao 

“estado de coisas” e os enunciados devem ter 

correspondência transparente com esse estado 

de coisas empiricamente comprováveis, com 

idêntica validade para todos os sujeitos (SODRÉ, 

2009, p. 28-31). No senso comum, o significado 

de fato inclui ocorrências e ações em geral, 

logo, incluindo o que se sabe sobre o caso por 

observação e experiência, mais que por inferência. 

O jornalismo incorpora esse espírito do 

positivismo e o senso comum sobre os fatos, 

cultivando o “mito da neutralidade”, a ideia 

segundo a qual a imprensa, em sua “objetividade”, 

funciona como uma espécie de espelho do real. No 

mundo científico, após a crítica ao positivismo, 

sabemos que hoje, mesmo com todo o rigor, a 

objetividade total não é possível. As críticas 

feitas pela filosofia e pelas teorias da ciência 

concluíram pela impossibilidade dos fatos de 

garantir o necessário rigor ao conhecimento. 

Com base nisso, há um dito espirituoso corrente, 

segundo o qual “os jornalistas seriam os últimos 

positivistas do mundo”. Sabemos, no entanto, que 

a notícia é elaborada em estratégias de construção 

do acontecimento. Os fatos podem ser não só 

transformados pela subjetividade de quem os 

narra, mas muitas vezes podem conter elementos 

de ficção ou não passar de factoides criados por 

razões diversas.



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

Na concepção de Sodré (2009), ainda que a 

ficção literária seja outra coisa, a construção 

jornalística tem proximidade e produz efeitos 

(numa escala diferente) análogos àqueles 

produzidos literariamente. Também a narração 

jornalística constrói, a partir de regras e 

convenções discursivas, de hábitos e práticas 

sociais, um esquema narrativo que transforma a 

factualidade da vida, envolvendo enredo ou intriga 

(SODRÉ, 2009, p. 27). Tal construção da narrativa 

jornalística é atravessada pelas representações 

das vicissitudes da vida social e pelos conflitos 

em torno da hegemonia das representações. 

No enredo da narração jornalística, procura-

se atribuir coerência espacial e temporal a 

determinadas manifestações factuais, o que 

consiste na imitação da realidade, mas com 

aproveitamento de aspectos da realidade para 

produzir um discurso que lhe é semelhante ou 

homólogo (SODRÉ, 2009, p. 37). Na história do 

Brasil temos diversos exemplos emblemáticos 

da criação de narrativas jornalísticas. Veremos 

alguns casos concretos com relação ao período 

eleitoral de 2010.

3 A imprensa toma partido

Um fórum promovido em 1º de março de 

2010 por um instituto ligado à maior parte 

dos principais órgãos de mídia do país, que 

reuniu representantes de tais veículos, serviu 

para dirimir possíveis dúvidas quanto ao 

posicionamento políticos desses setores da 

imprensa na eleição daquele ano. Trata-se do 1º 

3/16

Fórum Democracia e Liberdade de Expressão o 

qual marcou o encaminhamento da cobertura 

jornalística na maior parte da imprensa dali por 

diante. O Fórum foi promovido por uma ONG 

ligada aos principais órgãos de mídia tradicionais 

do país, chamada Instituto Millenium, que, 

segundo seu site, não tem vinculação político-

partidária e promove a democracia, a liberdade 

individual, a propriedade privada e a economia 

de mercado. (INSTITUTO MILLENIUM, 2010) 

O evento funcionou como uma espécie de 

contraponto à 1ª Conferência Nacional de 

Comunicação, promovida pelo governo federal em 

dezembro de 2009 para discutir a comunicação 

social com representantes da sociedade, dos 

movimentos sociais, políticos e empresários 

da área. Estes últimos, no entanto, em grande 

parte, recusaram-se a participar da conferência, 

alegando que o governo queria, prejudicar a 

liberdade de imprensa. Entre os conselheiros 

do Instituto Millenium presentes no fórum do 

Instituto Millenium estavam Roberto Civita 

(editora Abril), Otávio Frias Filho (Folha) 

e Roberto Irineu Marinho (Globo) e muitos 

dos principais jornalistas desses veículos. O 

evento contou com o apoio de entidades como 

a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio 

e Televisão (Abert), Associação Nacional de 

Editores de Revista (Aner), Associação Nacional 

de Jornais (ANJ) e Associação Brasileira de 

Agências de Publicidade (Abap). 

A repórter Bia Barbosa acompanhou o evento e 

fez uma reportagem para a Agência Carta Maior. 



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

Segundo ela, a explanação inicial foi dada pelo 

sociólogo Demétrio Magnoli, que, em sua fala, 

afirmou que o PT é um aparato controlado por 

sindicalistas e castristas, que têm respondido a 

suas bases pela retomada e restauração de um 

programa político remanescente dos antigos 

partidos comunistas. Outro palestrante, Denis 

Rosenfield reforçou os argumentos contra as 

supostas ameaças representadas pelo PT: o 

stalinismo e o ataque à liberdade de imprensa e 

de expressão (BARBOSA, 2010). Os debatedores 

também abordaram o que entediam como risco: 

a eleição de Dilma Rousseff, o que fica claro na 

seguinte fala de Arnaldo Jabor (apud BARBOSA, 

2010), comentarista da Rede Globo, dentre outras:

O que está na cabeça de quem pode assumir 

em definitivo o poder no país é um patrimonia-

lismo de Estado. Lula, com seu temperamento 

conciliador, teve o mérito real de manter os 

bolcheviques e jacobinos fora do poder. Mas 

conheço a cabeça de comunistas, fui do PC, e 

isso não muda, é feito pedra. O perigo é que a 

cabeça deste novo patrimonialismo de Estado 

acha que a sociedade não merece confiança. 

Se sentem realmente superiores a nós, donos 

de uma linha justa, com direito de dominar e 

corrigir a sociedade segundo seus direitos ideo-

lógicos. Minha preocupação é que se o próximo 

governo for da Dilma, será uma infiltração infi-

nita de formigas neste país. Quem vai mandar 

no país é o Zé Dirceu e o Vaccarezza. A questão 

é como impedir politicamente o pensamento de 

uma velha esquerda que não deveria mais exis-

tir no mundo.

Embora o Instituto Millenium ressalte em seu 

site que não possui ligações político-partidárias, 

os debates do Fórum revelaram um partidarismo 

radical, como se pode ver nesta declaração de 

Jabor e na seguinte, de Demétrio Magnoli (apud 

BARBOSA, 2010): “Se o Serra ganhasse, faríamos 

uma festa em termos das liberdades. Seria ruim 

para os fumantes, mas mudaria muito em relação 

à liberdade de expressão. Mas a perspectiva é que 

a Dilma vença”. Jabor defende que a imprensa 

assuma atitudes agressivas na campanha para 

evitar os anunciados “riscos”: “Então o perigo 

maior que nos ronda é ficar abstratos enquanto os 

outros são objetivos e obstinados, furando nossa 

resistência. A classe, o grupo e as pessoas ligadas 

à imprensa têm que ter uma atitude ofensiva e não 

defensiva.” (BARBOSA, 2010). Reinaldo Azevedo 

(apud BARBOSA, 2010), colunista da revista 

Veja, completou: “Na hora em que a imprensa 

decidir e passar a defender os valores que são 

da democracia, da economia de mercado e do 

individualismo, e que não se vai dar trela para 

quem quer a solapar, começaremos a mudar uma 

certa cultura”.

Uma declaração da presidente da ANJ e 

superintendente da Folha ao jornal O Globo, anterior 

ainda ao fórum, já não deixava dúvida quanto à 

cobertura partidarizada da imprensa tradicional:

A liberdade de imprensa é um bem maior que não 

deve ser limitado. A esse direito geral, o contra-

ponto é sempre a questão da responsabilidade 

dos meios de comunicação. E, obviamente, esses 

meios de comunicação estão fazendo de fato a 

posição oposicionista deste país, já que a oposição 

está profundamente fragilizada (AZENHA, 2010).

Tal declaração foi dada no contexto das críticas 

que a imprensa fazia ao terceiro Plano Nacional 

4/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

de Direitos Humanos que, no entender deles, 

ameaçava a liberdade de imprensa. Coincidência 

ou não, após o fórum, o tom e a intensidade 

do noticiário, contrários ao governo e à sua 

candidata, subiram, como veremos adiante, com 

poucas diferenças entre os principais veículos que 

participaram do encontro. 

Embora no fórum tenham sido expostas as 

opções políticas de boa parte da imprensa ali 

representada, jamais houve declaração em 

editoriais da quase totalidade deles informando 

os leitores sobre opção por alguma candidatura. O 

discurso da imparcialidade foi mantido, enquanto 

as pautas e as informações eram totalmente 

contaminadas pela opção partidária. 

4 Panorama da cobertura da Folha  

entre abril e final de agosto de 2010

Nesse período, a Folha levantou uma série de 

temas negativos para a candidatura de Dilma, o 

governo federal e o Partido dos Trabalhadores, e 

temas positivos para Serra “às vezes, os textos 

parecem releases da campanha deste, como 

veremos a seguir”, dosando com alguns temas 

negativos, de menor relevância ou com espaço e 

visibilidade reduzidos, para Serra, e raros temas 

positivos para Dilma, sempre acompanhados de 

viés ou contraponto negativo.

4.1 O esforço para “ressuscitar” 

escândalos passados

Uma das estratégias do jornal, que, como 

veremos correspondia ao discurso de membros 

do PSDB no período, foi a rememoração dos 

escândalos que a imprensa e a oposição 

denominaram “mensalão” e “aloprados”.1 Em 4 

de abril, o jornal publicou matéria com o título 

Campanha de Dilma não dá espaço para o 

PT de raiz (p. A10). No conteúdo da matéria, 

o jornal afirma que, no núcleo da campanha 

de Dilma, não há membros do PT de quando 

o mesmo foi fundado, na década de 1980, 

pois teriam sido abatidos pelos escândalos de 

corrupção do governo. Ao lado e, com o mesmo 

espaço, o que dá a entender imparcialidade, 

outra matéria: Serra chama o mesmo grupo 

que o ajudou quatro anos atrás, ou seja, fica 

subentendido que, no caso de Serra, ele pode 

chamar o grupo do passado, pois no PSDB 

ninguém teria sido abatido por escândalos. 

Entretanto, “quatro anos atrás” é diferente 

de “30 anos atrás” (1980). Embora pareçam 

equivalentes, as matérias não o são, pois 

não mencionam correligionários de Serra de 

mais de quatro anos atrás. Por exemplo, não 

são citados membros do PSDB envolvidos em 

escândalos ocorridos no governo de Fernando 

Henrique Cardoso. 

5/16

1   Este caso consiste no escândalo do suposto dossiê contra tucanos da eleição de 2006, que, desencadeado 15 dias antes do 
primeiro turno daquela eleição presidencial, tornou-se praticamente o tema único na mídia de maior abrangência no período que 
antecedeu a votação. O caso foi estudado na tese de doutorado de Florentina Souza (2007). A autora demonstra como o caso e a forma 
maciça como foi trabalhado pela mídia foram importantes para levar aquela eleição para o segundo turno.



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

No dia seguinte, o tema foi o caso dos “aloprados” 

da eleição de 2006: Juiz diz que ‘aloprado’ levou 

mala de dinheiro (p. A4). O inquérito sobre o caso 

está em andamento, mas havia sido esquecido 

após o fechamento das urnas da eleição de 2006, 

sinal de que o interesse sobre o caso restringia-se 

a influenciar a eleição, e as tentativas de relembrá-

lo, às vésperas de nova eleição, seguiam na mesma 

direção. Em 6 de abril, o tema aparece novamente 

no jornal, em espaço nobre: Vamos ressuscitar os 

aloprados’, diz tucano (p. A6). Tratava-se de uma 

frase do presidente nacional do PSDB, o então 

senador Sérgio Guerra, que virou manchete no 

jornal. A matéria parece release do comitê de Serra. 

Temas novos foram surgindo ou sendo criados, 

mas as temáticas “mensalão” e “aloprados” foram 

sempre aparecendo, seja em entrevistas, seja em 

infográficos e quadros rememorativos. 

Observa-se que há uma unidade entre os 

conteúdos do jornal e as falas de correligionários 

de José Serra. Na edição dominical de 6 de junho, 

duas páginas são concedidas a uma rememoração 

do “mensalão”, com direito a infográfico que 

relembra em seis tópicos os principais fatos desse 

caso, sob o título MENSALÃO – o que foi o maior 

escândalo de corrupção do governo Lula (p. 

A4), e na página A8 da mesma edição, título em 

letras garrafais, de forma diferenciada dos títulos 

comuns do jornal: Por onde andam. O título 

fica em meio a um círculo com grandes fotos dos 

principais envolvidos no caso, das quais partem 

setas para seus nomes, resumos biográficos e das 

acusações recebidas durante o escândalo. Em 

25 de agosto, o título de uma matéria alardeava 

o conteúdo do programa de televisão de José 

Serra: No horário eleitoral, Serra liga Dilma 

ao mensalão e a Dirceu (p. A 11); o subtítulo 

completava: “‘Olha quem tá querendo voltar’, diz 

locutor ao exibir a imagem do ex-ministro ao lado 

da candidata petista”. 

4.2 “Divisões” versus “uniões”

Enquanto retomava escândalos da agenda da 

última eleição, a Folha focava outro assunto 

que também não era novo, mas que foi sendo 

relembrado: o PT seria um partido dividido e que 

provocaria divisões; a base aliada do governo 

teria rachas e divisões. A manchete principal 

da capa do domingo, 11 de abril, foi a seguinte: 

Serra critica PT por dividir o país e defende 

o diálogo – pré-candidato do PSDB condena 

‘falange do ódio’ e a falsa disputa entre Norte e 

Sul e pobres e ricos. Muitas vezes, declarações 

de Serra e aliados viraram manchete dessa 

forma na Folha, durante a campanha. Abaixo 

dessa manchete e da chamada de capa, uma foto 

de Serra com braços abertos, discursando, e a 

legenda: “REVOADA TUCANA – José Serra no 

lançamento da pré-candidatura a presidente pelo 

PSDB; em entrevista exclusiva, o ex-governador 

defende o desenvolvimento industrial e ‘ativismo 

estatal’”. Na parte interna do primeiro caderno, 

outra manchete em mesmo tom: “Serra acusa PT 

de dividir o país e cultuar impunidade”. No texto, 

o candidato chama os opositores de “falange 

do ódio”. Uma matéria menor, abaixo, exalta o 

6/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

que para o jornal foi o sucesso do lançamento 

da pré-candidatura do PSDB: “Calor, lotação, 

musas e tecnologia marcam evento”. O conteúdo 

da matéria diz que o lançamento teve o dobro 

do público esperado. Na mesma edição, ainda: 

“Aécio afirma que estará ‘ao lado’ de Serra” e 

uma “análise”: “Tucanos largam unidos”. O jornal 

enaltece a suposta “união” dos tucanos, não 

obstante o país tenha assistido a uma disputa 

ferrenha entre Aécio e Serra pela vaga para 

candidatura presidencial pelo partido.

Para o jornal o PT estava sempre dividido 

e promovendo divisões, embora o partido 

demonstrasse maior coesão interna em torno da 

candidatura de Dilma que o PSDB em relação à 

candidatura de Serra. Em contraste com esse fato, as 

manchetes e matérias sobre as “divisões”, “rachas” 

e “divergências” na candidatura de Dilma e entre 

seus aliados foram frequentes, buscando-se sempre 

qualquer elemento que pudesse servir de gancho 

para matérias com esse tema, seja na candidatura 

central seja em candidaturas a governador nos 

estados. Em 3 de abril: Equipe de Dilma diverge 

sobre roteiro de pré-campanha (p. A8); em 15 de 

abril: Dilma discute com base problemas regionais 

(p. A9); em 23 de abril: Com problemas entre PT e 

PDT no Paraná, Dilma cancela viagem (p. A7); em 

15 de maio: Crise com Jader abala aliança do PT 

no Pará (p. A9); em 2 de maio: Dividido, PT-MG faz 

prévia para o governo (p. A9); em 16 de maio: PT e 

PMDB travam guerra judicial na Bahia (p. A10). 

São apenas alguns exemplos dos destaques dados às 

divergências entre PT e aliados. 

As dificuldades desse gênero entre os tucanos, 

como se soube, principalmente por outros canais, 

a blogosfera em particular, tinham maiores 

proporções em diversos estados, mas pouco 

apareceram nas páginas do jornal e da imprensa 

similar. Apenas para citar um dos exemplos, no 

estado do Paraná, houve divisão entre Beto Richa 

e seu grupo e Álvaro Dias. Richa foi candidato 

e Dias não o apoiou, preferindo apoiar seu 

adversário, que era aliado ao PT, Osmar Dias. 

A divisão maior se deu em relação à escolha do 

vice de José Serra, com muitos indicados que 

não aceitavam a função. Foi um processo cheio 

de idas e vindas. Sendo que o candidato acabou 

por definir um vice de seu próprio partido, Álvaro 

Dias. O anúncio foi destaque em toda a imprensa. 

Nos dias seguintes, sob protestos do partido 

Democratas (DEM), que exigia a vaga de vice para 

coligar-se ao PSDB, houve uma troca, optando-

se pelo demista Índio da Costa. Sobre assunto a 

Folha ocultava fatos, publicava matérias otimistas 

e que amenizavam as dificuldades. Por exemplo, 

em 29 de outubro, o jornal novamente utiliza uma 

frase de Serra como manchete: Crise do vice será 

resolvida, afirma Serra, com o subtítulo: “‘Não se 

preocupem’, diz tucano a jornalistas após reiterar 

que ‘algumas dificuldades’ são normais em política” 

(p. A4). É óbvia a diferença de tratamento dessa 

ordem de problemas nas matérias que se referiam 

à candidatura do PT e nas relativas ao PSDB. A 

largada unida da candidatura tucana e as divisões do 

outro lado conforme publicadas no jornal estiveram 

repletas de elementos de ficção jornalística.

7/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

8/16

4.3 “Tropeços” versus “acertos”

Nos meses iniciais da pré-campanha até as 

convenções, em junho, Dilma havia subido nas 

pesquisas e se aproximado dos números de Serra. 

Nesse período, além dos temas já apontados 

acima, o jornal teve como tônica aquilo que 

chamou de “erros” de Dilma na campanha, 

suas supostas dificuldades, segundo o jornal, 

de adquirir postura de candidata, de empolgar, 

de fazer corpo a corpo, falta de carisma, o que 

certamente, segundo a Folha, dificultaria muito 

que decolasse. Serra, ao contrário, era mostrado 

como bom gestor e líder de uma campanha bem-

sucedida. Em 8 de abril, uma matéria declarava 

que Dilma ainda sofre para agir como candidata 

e enfrentar o corpo a corpo (p. A4). A foto, 

no entanto, contrastava com tal informação: a 

candidata aparece sorridente, rodeada de pessoas 

a quem cumprimentava. 

Em 26 de abril, uma chamada na capa sobre a 

participação de Dilma em entrevistas na televisão 

afirma que Lula chama Dilma e se queixa de 

seu desempenho na TV (p. A4). No interior do 

primeiro caderno, outro título diz que “assessores 

da pré-candidata consideram que, nesta fase 

da campanha, José Serra está se saindo melhor 

e demonstrando experiência”. No conteúdo da 

matéria: “nas palavras de um aliado da ministra, 

que não quis ser identificado, ‘a experiência de 

Serra em campanhas está fazendo a diferença, 

ele está deixando a impressão de que é mais 

experiente, falando serenamente, fazendo uma 

campanha mais governista do que Dilma”. O 

trecho seguinte resume boa parte do que se falava 

de Dilma no jornal e na maior parte da imprensa 

nesse período: “Do outro lado, a petista tem se 

desgastado mais, entrado em mais polêmicas, 

batendo demais na tecla da comparação entre 

os governos FHC e Lula e deixado em segundo 

plano a apresentação de propostas que possam 

entusiasmar o eleitor”. 

As fontes citadas para informar o conteúdo 

da suposta conversa reservada entre o então 

presidente e sua candidata foram os genéricos 

“assessores” e “aliado que não quis se identificar”, 

nenhum nome é citado. É estranho e pouco 

confiável informações de relevância sobre 

conversas privadas de figuras dessa importância 

em uma campanha sem que a fonte real seja 

citada. É ainda mais estranho que um assessor 

que prive da intimidade de um presidente e de 

sua candidata dê declarações à imprensa que 

a hostilizava que mais parecem um release da 

candidatura adversária. Alguns trechos parecem 

muito diferentes do que diria um assessor de 

campanha e a construção da frase tem um tom 

bastante artificial, caindo como uma luva para 

a linha editorial do jornal e tudo o que o mesmo 

afirmava sobre a candidata. Outros trechos dessa 

mesma matéria (26 de abril, p. A4), como o que 

fala das dificuldades de Dilma, parecem um artigo 

ou editorial, e não uma matéria informativa, por 

exemplo, quando afirma que Serra está fazendo 

a diferença, deixando a impressão de que tem 

mais experiência, o que são impressões subjetivas 



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

não assentadas em dados concretos. Uma das 

características do noticiário político do jornal na 

campanha foi esse abuso do recurso a supostas 

declarações dadas em off. 

O tema dos supostos “tropeços” de Dilma 

continuou recorrente. Em 13 de junho, o jornal 

publicou uma página inteira sobre Dilma, na 

qual a maior parte é ocupada por uma caricatura 

em que ela usa um secador de cabelos (p. A6). 

Abaixo, fotos da candidata com diversos cabelos 

diferentes, desde que começaram a crescer 

após as sessões de quimioterapia a que teve de 

submeter-se. A exposição dessas imagens, não 

por acaso, aludem ao que a oposição, com apoio 

de setores da imprensa, no período, falavam sobre 

Dilma Rousseff: a candidata teria muitas caras. 

No título, em letras garrafais: Dilma Rousseff (PT) 

DEBATER OU NÃO DEBATER, no qual esse último 

trecho aparece em tamanho bem maior, sugerindo 

uma suposta indecisão da então ministra em 

participar ou não de debates. Uma das teses dos 

tucanos e de quem os apoiava nesse período, a 

maior parte da imprensa tradicional inclusive, 

era de que, quando iniciassem os debates, Serra 

se sairia muito melhor e abriria vantagem nas 

pesquisas, por ser, segundo tais setores, mais 

preparado para debates. 

O tema do suposto despreparo e da falta de 

experiência continuou rendendo até o fim da 

campanha, somando-se a um suposto passado 

que, segundo matéria de 10 de agosto, Dilma 

gostaria de esquecer: Cineasta diz que Dilma 

tenta ocultar seu passado (p. A7). O cineasta que 

ganhou página de destaque no primeiro caderno 

do jornal com o recorrente tema da acusação 

de que Dilma teria participado da resistência 

armada à ditadura foi Fernando Meirelles, que 

atuou na campanha de Marina Silva. Um dos 

trechos mais polêmicos da fala dele foi posto 

como “olho” (destaque) da matéria, em negrito e 

letras maiores: “Não sei se existe uma biografia 

da Dilma [Rousseff], mas como ela tem passado 

de guerrilha, que 90% da população não sabe, 

no caso dela não seria oportuno. Ela iria omitir 

uma parte”. A matéria tem como gancho o 

lançamento de uma biografia de Marina Silva. Em 

outro trecho, entre aspas, Meirelles completa: 

“Talvez fosse melhor para ela ficar quietinha. 

Não fazer biografia, não ir aos debates. Quanto 

menos exposição, melhor”. A matéria não concede 

espaço a alguém que faça contraponto, não há 

“outro lado”. Bem como o único “cineasta” que 

ganhou esse espaço no jornal foi alguém com 

opinião específica sobre a guerrilha, alinhada 

com o posicionamento do jornal sobre o tema 

manifestado em várias matérias do período. Não 

aparece opinião de nenhum outro “cineasta” que 

pense diferente.

A temática da “inexperiência” e da “falta de 

preparo para debates” foi arrefecendo após 

o primeiro debate realizado na rede Band de 

televisão em 5 de agosto, no qual o desempenho 

dos candidatos foi equilibrado, segundo 

a avaliação de suas próprias assessorias, 

confirmadas por avaliações feitas em órgãos de 

9/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

imprensa de diferentes tendências (MACHADO, 

2011). Entretanto, o jornal continuava endossando 

a tese de que o candidato do PSDB seria mais 

experiente que sua adversária. Em 7 de agosto, 

uma matéria intitulada Serra vai intensificar 

comparações entre históricos com Dilma 

explorava o que, segundo o candidato e o jornal, 

seria um histórico muito superior de José Serra.

No mesmo dia, o jornal concede duas páginas 

de entrevista a José Serra, na qual o apoio à sua 

candidatura fica evidente. Os título e subtítulo dão 

o tom da entrevista: A pior coisa é você parecer 

o que não é; tenho uma cara só – Tucano diz 

ter ‘conteúdo popular’, mas admite que não é 

conhecido pela origem humilde; na segunda 

candidatura, diz estar mais preparado para 

presidir o país (p. A14-A15). Além de uma foto 

que toma dois terços de uma das páginas com um 

José Serra sorridente e outras várias retratando 

a biografia do candidato em forma semelhante ao 

que se faz nos programas eleitorais, as perguntas 

da entrevista são benevolentes e não há nenhuma 

pergunta espinhosa ou relativa a problemas no 

governo de São Paulo, como poderia ser o caso 

Alstom,2 por exemplo. Em geral, são perguntas 

que “levantam a bola para o candidato cortar”. 

Citamos alguns exemplos: “O Sr. era presidente 

da UNE [União Nacional dos Estudantes] em 

1964, quando houve o golpe militar, e foi exilado, 

mas não participou da luta armada [grifo 

nosso]. Por que?”;3 “O senhor se definiria como 

desenvolvimentista?”; “O senhor vai pregar na 

campanha o Estado ativo. O que significa?”.

4.4 Matérias jornalísticas se  

confundem com releases de campanha

Muitas matérias publicadas nesse período também 

parecem releases do governo estadual de São 

Paulo ou da campanha de José Serra. Em 25 de 

maio, uma chamada de capa, com direito a foto 

ocupando dois terços da parte de cima da capa, 

traz o título Metrô do futuro. O texto da chamada 

e o conteúdo da matéria (p. C3) abordam as obras 

e os planos de conclusão do metrô até 2014 feitos 

pelo governo do estado de São Paulo, como fatos 

consumados. As promessas de campanha neste 

caso, e em muitos outros não citados aqui, viraram 

notícias factíveis. O tom é de louvor: “O plano 

do governo do estado de São Paulo é expandir 

a rede de metrô e trem para 520 km até 2014, 

ano da Copa do Mundo, 59% mais que os 327 km 

atuais. O custo de contratos já firmados soma 

R$ 23 bilhões”. Após a posse de Geraldo Alckmin 

no governo do Estado, em 2010, sua equipe 

anunciou: do que fora divulgado nas propagandas, 

o andamento das obras e o orçamento do Estado 

10/16

2   Acusações referentes a propinas em contratos do governo do estado com a empresa transnacional Alstom para a compra  
de trens para o metrô.

3  O tema da luta armada e da suposta participação de Dilma nela foi uma obsessão do jornal durante a campanha, sendo que meses 
antes, em 5 de abril de 2009, o jornal publicou uma ficha falsa da candidata, ligando-a à luta armada e a diversos “crimes” não 
cometidos por ela, mas que constavam na ficha, apresentada com destaque na capa e em três páginas no primeiro caderno.



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

permitiriam concluir até 2014 apenas o relativo à 

linha amarela, as demais ficariam para o futuro, 

sem definição precisa de prazos. 

Já com relação a obras e planos do governo federal 

o tratamento era bem diferente. Em 8 de abril, 

uma matéria intitulada Serra analisa dados do 

PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] 

para discurso de pré-candidatura (A7), aborda 

“nós” e “problemas” do programa apontados 

pelo tucano. O programa do governo federal foi 

frequentemente noticiado com relação a atraso em 

obras, problemas ambientais, suspeitas de desvios 

ou mesmo como um programa inexistente. Pouco 

se sabe, por meio do jornal, a respeito das obras, 

de suas inaugurações ou possíveis benefícios para 

a população. Já com relação ao governo Serra, a 

cobertura jornalística é bem diferente. No resumo 

em negrito, no início da mesma matéria, o jornal 

afirma que “ex-governador quer mostrar ‘linhas de 

ação’ e exaltar resultados obtidos por seu governo 

para destacar sua capacidade de investimento”. 

4.5 Em busca de novos escândalos

O assunto do dossiê contra tucanos que, 

posteriormente, será a intensa pauta do jornal e 

da maior parte da imprensa entre 26 de agosto e 

11 de setembro, já era tema da Folha no mês de 

junho. No dia 4, a manchete da capa informava: PT 

interpela Serra na justiça, e o subtítulo: “partido 

quer que tucano confirme declaração que culpa 

Dilma por dossiê; para PSDB, ‘querem transformar 

vítima em réu’” (p. A4). Os tucanos levantam o 

tema do dossiê, acusando o PT, mas se dizem 

vítimas do que eles próprios difundiam, embora 

sem abordar qual seria o conteúdo do suposto 

dossiê. Em 12 de junho, manchete de capa em 

letras garrafais afirma: “Dossiê do PT traz dados 

fiscais sigilosos de dirigente tucano – equipe de 

pré-campanha de Dilma investigou Eduardo Jorge; 

presidente petista nega envolvimento do partido” 

(p. A4). Não havia provas de que o dossiê fosse 

feito pelo PT. Após as investigações da Polícia 

Federal a respeito, descobriu-se que a criação do 

dossiê teve outro caminho, e a venda de dados da 

receita por parte de funcionários não dependia 

de partidos. Foram quebrados sigilos de pessoas 

de diversos partidos, inclusive do próprio PT. No 

dia seguinte, 13 de junho, uma chamada de capa 

divulgava que Para tucanos, PT cometeu crime ao 

montar dossiê. 

Percebe-se que, nas páginas da Folha, o que 

pudesse ser arrolado como tema negativo para 

a candidata do PT, mesmo que fosse assunto 

irrelevante, ganhava espaço. Os números citados 

pela candidata, por exemplo, eram sempre 

checados e, sempre que havia brecha, tecia-

se uma crítica ou um desmentido, mesmo que 

recorrendo àquilo mesmo de que se acusava a 

candidata: distorções de números. Os outros 

candidatos, José Serra em particular e seu 

governo, não tiveram um acompanhamento crítico 

do jornal nesses moldes.

O jornal consegue transformar em notícia 

negativa até mesmo as visitas de Dilma a templos 

11/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

religiosos. Em matéria de 15 de maio: Mães de 

santo abençoam católica Dilma e no subtítulo: 

“presidenciável do PT vai a uma missa pela 

manhã e ao dia de Oxalá, à noite” (p. A6). Para o 

jornal, por ser católica, ela deveria visitar apenas 

templos de sua religião. O trecho em negrito, 

abaixo do subtítulo, já trazia a questão do aborto, 

que depois viraria tema mais forte, às vésperas 

do primeiro turno: “Questionada sobre o aborto, 

pré-candidata ao Planalto diz que ‘mulher 

nenhuma é a favor do aborto’, mas que o Estado 

tem de cumprir a lei”. Já com relação à ortodoxia 

religiosa de José Serra, o jornal não tinha dúvida: 

Padre Marcelo pede prece para Serra (4 jun. 

2010, p. A7). Supõe-se que, em um Estado que 

se pretende laico não há necessidade de que 

candidatos a cargos públicos forneçam atestados 

a respeito de sua pertença religiosa, como as 

matérias dão a entender. 

O noticiário negativo em relação ao governo 

federal e à sua candidata contou com inúmeras 

outras manchetes de capa e matérias, das quais 

elencamos algumas, a seguir. No domingo, 2 de 

maio, a manchete principal da capa destacou 

que a PF vê fraude bilionária na Petrobras; o 

subtítulo afirmava que “acerto de empreiteiras 

elevou custo em R$ 1,4 bi; estatal e empresa 

negam”. Segundo a chamada e a matéria que 

ocupou a página A4, “Ao menos 5 obras da 

Petrobras licitadas no governo Lula foram alvos de 

acordos e manobras clandestinas de empreiteiras 

que resultaram, de acordo com a Polícia Federal, 

em custo adicional”. 

A página seguinte, A5, é inteiramente ocupada 

por um anúncio e, apenas na página subsequente, 

A6, abaixo de coluna com outro tema, o jornal 

publica um “outro lado” a respeito da matéria 

sobre a Petrobras: “Estatal nega superfaturamento 

das obras”. A estatal informou que a diferença 

de valores se deu pela disparidade entre os 

parâmetros técnicos usados pelo Tribunal de 

Contas da União e a PF e os adotados pelo corpo 

de engenheiros da companhia. O Tribunal de 

Contas da União (TCU) e a PF se pautaram, 

segundo a empresa, pelo Sistema Nacional de 

Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil 

(Sinapi), empregado em obras de saneamento e 

habitação, e pelo Sistema de Custos Rodoviários 

(Sicro), usado pelo Departamento Nacional de 

Infraestrutura de Transportes (Dnit), com relação 

à construção de estradas. A Petrobras “considera 

que esses critérios não se aplicam a obras como 

uma refinaria de petróleo, mais complexa e com 

especificidades próprias”. A nota também informa 

que, com relação a uma das obras envolvidas 

na matéria, a Unidade de Tratamento de Gás 

de Caraguatatuba, o TCU já reavaliou e atestou 

que não houve sobrepreço. O “outro lado” foi 

ocultado, em contraste com a manchete de capa 

e a matéria, que carimbam o governo e a estatal 

como corruptos. Já sobre suspeitas com indícios 

graves que havia contra a atuação de José ou de 

correligionários seus seja no governo e prefeitura 

de São Paulo a população não teve o direito de 

ficar sabendo pelos jornais e revistas de grande 

circulação e os telejornais de maior audiência. 

Apenas canais alternativos, como a blogosfera 

12/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

e revistas de circulação menor, como a Carta 

Capital, noticiaram e fizeram investigações 

jornalísticas a respeito.

5 Conclusão

A opção partidária por parte de um órgão de 

imprensa em si não é ilegítima; entretanto, 

é honesto para com os leitores e para com a 

população em geral, nos casos em que há uma 

opção, que se declare em editoriais, como é feito 

em muitos países. Aqui no Brasil, isso geralmente 

é feito apenas pela revista Carta Capital no 

início das campanhas. Em tais situações, ao 

mesmo tempo em que se declara o apoio, procura-

se restringi-lo a editoriais e textos opinativos, 

separando ao máximo as opções partidárias 

das informações, embora, como vimos, toda 

narração de fatos implique subjetividades e 

haja uma variada gama de forças agindo sobre 

a produção das notícias. No caso da Folha 

quanto à sua atuação na eleição de 2010, além 

de não ter havido a declaração da preferência 

partidária, procurava-se camuflá-la e, o que é 

mais problemático, não houve separação entre 

apoio partidário e informação. O jornal, em 

variadas ocasiões, manifestou não apenas o seu 

partidarismo, mas um partidarismo militante 

que parecia não importar-se com a credibilidade 

do jornal. A cobertura da Folha, em coro com 

muitos outros veículos, repercutindo-os ou sendo 

repercutida por eles, misturou frequentemente 

fatos com opiniões e boatos, somando-se a isso 

outros elementos como torcida; manifestações de 

desejos travestidas de informação; argumentação 

frágil e com pouca lógica; estratégias óbvias e 

já desgastadas pelo uso repetitivo em diversas 

eleições; incapacidade de fundo de analisar 

processos econômico-sociais para construir 

posicionamentos e críticas com um mínimo de 

sofisticação; teses e hipóteses furadas; narrativas 

e entrevistas enviesadas; fontes e offs de baixa 

credibilidade. Muitas estratégias e narrativas 

tinham o nível do anticomunismo dos anos 60 a 

80, e assumiam o caráter de cruzada contra os 

“perigos” que rondariam essa órbita. 

Referências
AZEVEDO, Antônio. Mídia e democracia no Brasil: 

relações entre o sistema de mídia e o sistema político. 

Opinião Pública. Campinas, ano 12, n. 1, p. 88-113, abr./

maio 2006.

BARBOSA, Bia. Grande mídia organiza 

campanha contra candidatura de Dilma. 

Carta Maior. São Paulo, abr. 2010. Disponível 

em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/ 

materiaMostrar.cfm?materia_id=16414>. Acesso 

em: 18 abr. 2010. 

FOLHA DE S. PAULO. Manual da redação. São Paulo: 

Publifolha, 2001. 

FOLHA DE S. PAULO. [Toda a cobertura política nos 

meses de abril a novembro de 2010]. São Paulo, 2010.

INSTITUTO MILLENIUM. São Paulo, 2010. Quem 

somos. Disponível em: <http://www.imil.org.br/

institucional/quem-somos/>. Acesso em: 20 mar. 2010. 

KUSHNIR, Beatriz. Cães de guarda: jornalista e 

censores do AI-5 à constituição de 1988. São Paulo: 

Boitempo, 2004.

LIMA, Venicio A. de. A mídia nas eleições de 2006. 

São Paulo: Perseu Abramo, 2007.

13/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

MACHADO, Maria Berenice da Costa. Debates nas 

campanhas presidenciais: Brasil 1989-2010. In: 

ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 8., 

2011. Guarapuava. Anais... Guarapuava, 2011. 

SODRÉ, Muniz. A narração do fato. Petrópolis, RJ: 

Vozes, 2009.

SODRÉ, Muniz. Espaço público brasileiro. Luis 

Nassif OnLine. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://

www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-espaco-publico-

brasileiro-por-muniz-sodre>. Acesso em: 29 set. 2010

SOUZA, Florentina das N. O Jornal Nacional 

e as eleições presidenciais 2002-2006. 2007. 

Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de 

Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São 

Paulo, 2007.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo: 

Martins Fontes, 2003.

14/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

Partisanship and journalistic 
fictions: the press in the 2010 
Presidential election

Abstract

The paper describes and analyzes Folha de S. 

Paulo newspaper coverage, in association with 

other Brazilians media, in the 2010 presidential 

election. Although it declares itself as neutral, 

objective and pluralist, the newspaper made 

a clear, even if not taken, option party in the 

elections against the candidate Dilma Rousseff and 

in favor of the candidate José Serra. This appears 

at the journalistic coverage and in the underlying 

editorial lines. The methodology combines a 

literature review and a field research, basing, 

mainly, on the theory about facts narration of 

Muniz Sodré (2009).

Keywords

Press. 2010 election. Partidarism. Folha de S. Paulo. 

Facts narration.

Partidarismo y ficciónes 
periodísticas: la prensa en la 
elección presidencial de 2010

Resumen

El artículo describe y analiza la cobertura del 

diario Folha de S. Paulo, em asociación con otros 

media brasileños em la elección presidencial de 

2010. Aunque se declare como neutro, objetivo y 

pluralista, el diario há hecho uma evidente, aun 

que no assumida, opición partidaria en la elección, 

contra la candidata Dilma Rousseff y a favor del 

candidato José Serra, lo que aparece en la cobertura 

periodista y em las líneas editoriales subyacentes. 

La metodología combina revisión bibliográfica y 

pesquisa de campo, embasándose, principalmente, 

en la teoría sobre la narración de los hechos de 

Muniz Sodré (2009).

Palabras-clave 

Prensa. Elección 2010. Partidarismo. Folha de S. 

Paulo. Narracción de los fatos.

Recebido em:
12 de fevereiro de 2013 

Aceito em: 
19 de agosto de 2013

15/16



Re
vi

st
a 

da
 A

ss
oc

ia
çã

o 
Na

ci
on

al
 d

os
 P

ro
gr

am
as

 d
e 

Pó
s-

Gr
ad

ua
çã

o 
em

 C
om

un
ic

aç
ão

 | 
E-

co
m

pó
s,

 B
ra

sí
lia

, v
.1

6,
 n

.2
, m

ai
o/

ag
o.

 2
01

3.

www.e-compos.org.br
| E-ISSN 1808-2599 |

16/16

CONSELHO EDITORIAL

Afonso Albuquerque, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Alberto Carlos Augusto Klein, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Alex Fernando Teixeira Primo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Carolina Damboriarena Escosteguy, Pontifícia Universidade Católica do

Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Ana Silvia Lopes Davi Médola, Universidade Estadual Paulista, Brasil

André Luiz Martins Lemos, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Ângela Freire Prysthon, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Antônio Fausto Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil

Antonio Carlos Hohlfeldt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Antonio Roberto Chiachiri Filho, Faculdade Cásper Líbero, Brasil

Arlindo Ribeiro Machado, Universidade de São Paulo, Brasil

Arthur Autran Franco de Sá Neto, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Benjamim Picado, Universidade Federal Fluminense, Brasil

César Geraldo Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Cristiane Freitas Gutfreind, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Denilson Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Denize Correa Araujo, Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil

Edilson Cazeloto, Universidade Paulista , Brasil

Eduardo Peñuela Cañizal, Universidade Paulista, Brasil

Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo, Brasil

Eneus Trindade, Universidade de São Paulo, Brasil

Erick Felinto de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Florence Dravet, Universidade Católica de Brasília, Brasil

Francisco Eduardo Menezes Martins, Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil

Gelson Santana, Universidade Anhembi/Morumbi, Brasil

Gilson Vieira Monteiro, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Gislene da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Guillermo Orozco Gómez, Universidad de Guadalajara

Gustavo Daudt Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil

Hector Ospina, Universidad de Manizales, Colômbia

Herom Vargas, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil

Ieda Tucherman, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Inês Vitorino, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Janice Caiafa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Jay David Bolter, Georgia Institute of Technology

Jeder Silveira Janotti Junior, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

João Freire Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

John DH Downing, University of Texas at Austin, Estados Unidos

José Afonso da Silva Junior, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

José Carlos Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

José Luiz Aidar Prado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

José Luiz Warren Jardim Gomes Braga, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil

Juremir Machado da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Laan Mendes Barros, Universidade Metodista de São Paulo, Brasil

Lance Strate, Fordham University, USA, Estados Unidos

Lorraine Leu, University of Bristol, Grã-Bretanha

Lucia Leão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Luiz Claudio Martino, Universidade de Brasília, Brasil

Malena Segura Contrera, Universidade Paulista, Brasil

Márcio de Vasconcellos Serelle, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Maria Aparecida Baccega, Universidade de São Paulo e Escola Superior de

Propaganda e Marketing, Brasil

Maria das Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Universidade de São Paulo, Brasil

Maria Luiza Martins de Mendonça, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Mauro de Souza Ventura, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Mauro Pereira Porto, Tulane University, Estados Unidos

Nilda Aparecida Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Paulo Roberto Gibaldi Vaz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Potiguara Mendes Silveira Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Renato Cordeiro Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Robert K Logan, University of Toronto, Canadá

Ronaldo George Helal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Rosana de Lima Soares, Universidade de São Paulo, Brasil

Rose Melo Rocha, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil

Rossana Reguillo, Instituto de Estudos Superiores do Ocidente, Mexico

Rousiley Celi Moreira Maia, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Sebastião Carlos de Morais Squirra, Universidade Metodista de São Paulo, Brasil

Sebastião Guilherme Albano da Costa, Universidade Federal do Rio Grande

do Norte, Brasil

Simone Maria Andrade Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Tiago Quiroga Fausto Neto, Universidade de Brasília, Brasil

Suzete Venturelli, Universidade de Brasília, Brasil

Valério Cruz Brittos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil

Valerio Fuenzalida Fernández, Puc-Chile, Chile

Veneza Mayora Ronsini, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Vera Regina Veiga França, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Expediente
A revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico da 
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação 
(Compós). Lançada em 2004, tem como principal finalidade difundir a 
produção acadêmica de pesquisadores da área de Comunicação, inseridos 
em instituições do Brasil e do exterior.

E-COMPÓS | www.e-compos.org.br | E-ISSN 1808-2599

Revista da Associação Nacional dos Programas 
de Pós-Graduação em Comunicação. 
Brasília, v.16, n.2, maio/ago. 2013.
A identificação das edições, a partir de 2008, 
passa a ser volume anual com três números.

COMISSÃO EDITORIAL
Adriana Braga | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Felipe Costa Trotta | Universidade Federal Fluminense, Brasil

CONSULTORES AD HOC
Alexandre Barbalho, Universidade Estadual do Ceará, Brasil
Ana Carolina Escosteguy, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Arthur Ituassu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Claudia Lahni, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
Francisco Paulo Jamil Marques, Universidade Federal do Ceará, Brasil
Jiani Bonin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
José Luiz Braga, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
Leonel Aguiar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Marcelo Kischinhevsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Raquel Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Sandra Rubia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

EDIÇÃO DE TEXTO E RESUMOS | Susane Barros

SECRETÁRIA EXECUTIVA | Juliana Depiné

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA | Roka Estúdio

TRADUÇÃO | Sieni Campos

COMPÓS | www.compos.org.br
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação 

Presidente

Eduardo Morettin
Universidade de São Paulo, Brasil

eduardomorettin@usp.br

Vice-presidente

Inês Vitorino
Universidade Federal do Ceará, Brasil

ines@ufc.br

Secretária-Geral

Gislene da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

gislenedasilva@gmail.com


